EI FELLA NOSSA PRODUÇÃO É LOCAL

Nossa maneira de fazer a confecção/produção das peças de vestuário da marca é através da filosofia "slow fashion" sempre pensando no meio ambiente, sustentabilidade e na forma de favorecer aos pequenos produtores locais. Acreditamos que conhecer como o produto é feito tem grande importância para que você possa saber a origem e procedencia do produto que compra, e assim ter um consumo mais consciente, e por isso descrevemos abaixo um passo a passo da confecção das roupas Rockfella para você:


PASSO A PASSO DA CONFECÇÃO ROCKFELLA

Tudo começa na escolha do fio correto para tecer a nossa malha, o algodão é provindo do Sul do Brasil, onde é produzido o fio 100% natural. Escolhemos o tipo de produção do fio é penteado, pois passa por um processo semelhante a um pente, que retira do algodão as impurezas e fibras curtas, ficando a melhor parte da fibra, produzindo assim um fio de maior resistência e maciez. Assim tecemos nossa malha com 100% algodão, tanto para linha adulto quanto infantil. 

Após tecer o algodão ele vai para lavanderia em rolos que são abertos e feita a primeira lavagem do algodão in natura, para compactar as fibras e garantir que não haja encolhimento após o corte e costura das peças. Depois da lavagem a malha volta a ser colocada em rolos, deixando pronto para cortar e costurar as peças. 

Nossa produção é local, provinda de tecelagem no Vale do Itajaí em Santa Catarina e realizada a modelagem e confecção das peças na grande Florianópolis, com isso nosso propósito é cortar intermediários da fabricação, para disponibilizar ao nossos cliente um produto direto da fábrica para nossos pontos comerciais, e gerar assim a melhor experiência para nosso cliente e parceiros da marca. 


CRIAÇÃO E DESENHO

Esta etapa antecede todo processo de confecção das roupas, pois cada peça é única, onde a criação da mesma depende de três fatores: modelo, cor do tecido e estampa aplicada. 

Para cada modelo fazemos um teste piloto, costurando uma peça provando fazendo os ajustes necessários. Cada modelo de peça é desenhada por modelistas da marca, que com cuidado desenham um melhor caimento da peça no corpo, para que se ajuste ao apenas vestir. 

Logo os moldes, cores e desenhos de estampas se tornam os ingredientes para criar o produto final, cada desenho é pensado para ser inserido em um determinado molde de roupa, com uma cor escolhida na cartela de pantones e então aplicação da estampa assim finalizando a obra de arte. Cada peça acompanha uma ficha técnica que indica a ordem de cada processo e os códigos de cores, quantidades e modelagem, para confecção daquela peça. 


CORTE E COSTURA

Com as fichas técnicas em mãos provindas do setor criativo e após receber os rolos de algodão ainda cru sem pigmento, iniciamos a talhação da malha, ou seja, colocamos várias tiras de malhas uma em cima da outra e com uso de um software que maneja o traçado daquele molde e pré dispõem como deve ser cortado cada peça para um melhor aproveitamento de corte por metro, com uma serra fita especial para talhas de tecido cortamos o desenho de cada parte da peça (t-shirts, t-long, moletons e etc..).

Logo então cortadas as peças estão prontas para as famosas artistas na arte da costura, que com paciência vão coser cada parte da peça unindo através da costura dando a forma final da peça e sua modelagem. 


TRATAMENTO E LAVAGEM

Agora estamos prontos para lavar mais uma vez e também a última até ser vendida. Nesta etapa de lavanderia também se adiciona o pigmento que vai dar a cor do tecido, o perfume e o tratamento que o algodão vai ser submetido para ele ficar com uma textura como se fosse pele de pêssego, ou mais lisa. 

Antes de ir para casa de nossos clientes o algodão passou duas vezes em contato com a lavanderia, ou seja todo ajuste e pré encolhimento da malha foi realizada antes disso. Então o que o cliente ver em nossa loja é realmente a peça dele que irá durar anos sem encolhimento, isso é muito interessante, pois muitas vezes compramos roupas e nunca sabemos como ela vai ficar depois de lavada, não é mesmo? Pois a nossa você vai saber sim, é exatamente como vocês esta vendo na loja. Isso é demais não é ?

Cada lote de peças que lavamos é único podendo variar levemente as tonalidades de cor, para mais clara ou mais escura, isso também no produto final dá uma exclusividade, pois cada peça vai ter o tom que ganhou naquele lote de produção, tornando-a única. 

Ah antes que eu me esqueça, todo processo da água na lavanderia é passado por um processo de tratamento depois de receber os pigmentos, onde é separado a tinta da água tornando a água novamente limpa para ser usada, tudo é reutilizado sem ter dano algum a nossa querida mãe terra. Tudo que fazemos interno e também com cada parceiro fornecedor temos a mesma filosofia de cuidado com a natureza e com o ser humano que afinal somos todos a natureza ;)


ESTAMPA

Beleza, agora já temos as peças costuradas, lavadas e cheirosas prontas para receber a arte do pessoal da criação, a estamparia é feita por meio de "Silk" que é o sistema de pintura através de telas, é como se fossemos pintar uma camiseta com tinta mesmo, só que usamos as telas que são gravadas com a arte criada pelos artistas da marca. Essa tela faz com que possamos pintar mais peças com o mesmo desenho. Cada cor é separada por um quadro e aplicada individualmente, podendeo ter até sete quadros diferentes para compor um desenho.

Esse mundo da estamparia é uma obra prima mesmo, pois cada tinta fica diferente aplicada em cada tecido, é como uma tela de um quadro de pintura, dependendo da cor da tela vai mudar o tom da tinta quando ambas entrarem em contato uma com a outra. 

E aqui completamos nossa obra de arte!


EMBALAGEM

Logo então todas as peças são conferidas uma a uma, para sabermos se há furos ou linhas puxadas, qualquer dano que possa ter causado em meio ao processo de produção, fazendo assim a inspeção de qualidade final, e embalagem das camisetas, direto para as lojas.