"Fundado no Bowery em Nova York por Hilly Kristal em 1973; CBGB foi originalmente planejado para apresentar seus estilos musicais homônimos, mas se tornou um fórum para punk americano e bandas new wave como Ramones, Blondie, Talking Heads, Misfits, Television, Patti Smith Group, The Dead Boys, The Dictators, The Cramps e Joan Jett.

Do início dos anos 1980 até seus últimos anos, ele se tornaria conhecido principalmente pelo punk hardcore, com bandas como Agnostic Front, Murphy's Law, Cro-Mags, Gorilla Biscuits, Sick of It All e Youth of Today tornando-se sinônimos do clube.

Na década de 1990, o CBGB tornou-se intimamente associado a bandas como Sum 41, Korn, Green Day e Guns n Roses com Duff McKagan do GnR atuando como um embaixador da atitude do CBGB em todo o mundo.

A fachada da loja e o amplo espaço ao lado do clube serviram como "Cantina de Discos CBGB" (loja de discos e café) por muitos anos.

 

(Fonte: CBGB)

 

No final dos anos oitenta, a loja de discos foi fechada e substituída por um segundo espaço de performance e galeria de arte, denominada "Galeria CB's 313".

A galeria passou a exibir muitas bandas populares e cantores e compositores que tocavam em um estilo musical mais parecido com acústico, rock, folk, jazz ou música experimental, como Dadadah e Toshi Reagon, enquanto o clube original continuava a apresentar principalmente o hardcore bandas e atos pós-punk, metal e rock alternativo.

O clube foi fechado em outubro de 2006.

O concerto final foi realizado por Patti Smith em 15 de outubro. CBGB Fashions (a loja CBGB, o departamento de atacado e a loja online) ficou aberta até 31 de outubro de 2006.

 

 


Fonte: CBGB

 

A Rádio CBGB foi lançada na plataforma iheartradio em 2010 e um festival de música em 2012.

Em 2012, o CBGB renasceu como o maior festival de música da cidade de Nova York. O CBGB Festival produziu grandes shows gratuitos na Times Square e no Central Park em 7 de julho de 2012. Eles também apresentaram centenas de bandas em locais por toda a cidade. O festival estreou dezenas de filmes de rock-n-roll nos cinemas de Manhattan.

Em 2013, a antiga localização do CBGB foi adicionada ao Registro Nacional de Locais Históricos como parte do Distrito Histórico de Bowery. O formulário de indicação do National Park Service descreve a importância do local: "O CBGB foi fundado em 1973 no Bowery, em um antigo salão do século XIX no primeiro andar do Palace Lodging House.

O lendário local de música fomentou novos gêneros de música americana, incluindo punk e art rock, que definiram a cultura do centro de Manhattan na década de 1970 e que ainda ressoam hoje.

Nesse papel de incubadora cultural, o CBGB desempenhava a mesma função que os teatros e salas de concerto do passado histórico de Bowery.

O antigo clube, agora ocupado por uma loja de varejo, continua sendo um local de peregrinação para legiões de fãs de música ”.

- texto original no site CBGB , traduzido para o português.

E para os fãs do berço do punk rock trouxemos para uma de nossas camisetas uma imagem do banheiro que era autografado pelos artistas que passavam por lá e acabou virando um ícone por mostrar a história das celebridades que por ali passaram, e depois também ganhou fama como banheiro mais sujo do mundo... rs. Ao lado uma simulação de um dos primeiros cartazes do bar.

 

Clique na foto para visualizar a camiseta:

 

fonte: Pinterest